Veja o que é lubrificação industrial e qual a importância da aplicação

A lubrificação industrial é essencial para manter a eficiência de uma máquina. A técnica consiste na aplicação de um fluido próprio o lubrificante para reduzir atritos, diminuir o desgaste e ampliar a vida útil de um equipamento.

Os problemas ocasionados pela falta de manutenção podem gerar altos custos para a sua indústria ou empresa. Dessa maneira, entender a importância da preservação correta de um equipamento e garantir a conservação são fatores fundamentais também para a saúde financeira do seu negócio.

Para saber mais sobre lubrificação industrial e elaborar um planejamento ideal para a manutenção do seu maquinário, confira nosso artigo. Veja o que é lubrificação industrial, a importância, os tipos e muito mais!

O que é lubrificação industrial

O primeiro passo para entender a importância desse procedimento é saber o que é lubrificação industrial. Esse é um processo viabilizado por meio da aplicação de óleos lubrificantes ou graxa nas máquinas.

Para isso, é necessário escolher o lubrificante correto e conhecer os métodos e as técnicas de aplicação em cada equipamento. A lubrificação industrial é uma das operações para a manutenção das máquinas.

O lubrificante é aplicado entre os componentes do equipamento, com o intuito de reduzir o atrito entre superfícies. A substância forma uma película protetora que possibilita a redução do atrito entre as partes em funcionamento.

Além disso, a aplicação do produto favorece a movimentação dos componentes, promovendo maior durabilidade e melhor performance do maquinário. Ainda, possibilita que o equipamento funcione com mais segurança.

A importância da lubrificação industrial

O aumento da vida útil do maquinário é um dos principais fatores que demonstram a importância da lubrificação industrial. Sem a manutenção correta, os atritos causam desgaste nas peças, reduzindo a eficiência do equipamento.

Dessa maneira, alguns componentes e processos podem exigir maior energia para executar a função. Outro aspecto relevante é que o lubrificante industrial tem funções que agregam vários benefícios às engrenagens de uma máquina. Confira, a seguir, as principais vantagens do lubrificante industrial:

  • reduz atritos, vibrações e ruídos;
  • age como vedante e transmissor de forças entre as partes móveis do motor ou da engrenagem;
  • previne o aumento da temperatura das peças;
  • evita a oxidação e a corrosão dos componentes;
  • ajuda a limpar engrenagens;
  • promove a maior durabilidade dos equipamentos.

Conheça os tipos de lubrificantes

Os lubrificantes industriais são compostos, em geral, de óleo base e aditivos. O produto pode ser encontrado em quatro tipos, de acordo com o estado físico da composição. Veja quais são os tipos de lubrificantes:

  • Lubrificantes líquidos

São os lubrificantes compostos por óleos básicos e aditivos os mais comuns na lubrificação industrial. Podem conter óleos graxos (animal ou vegetal), aditivados, sintéticos ou óleos minerais puros.

Apresentam menor viscosidade e baixas perdas por atrito. Além disso, produzem baixa elevação de temperatura nas peças do sistema de transmissão. Assim, são indicados para operações que demandam altas cargas e velocidade.

  • Lubrificantes pastosos ou graxas

Os pastosos são compostos por óleos básicos, aditivos e espessantes, com a função de ampliar a viscosidade do óleo. São usados nos casos em que o óleo não é suficiente para manter a película lubrificante.

Também conhecido como graxa, é um tipo de fluido pseudoplástico e um dos componentes mais versáteis para a lubrificação industrial. São indicados para ampla faixa de temperatura, velocidade e carga.

  • Lubrificantes gasosos

Lubrificantes em que são utilizados gases como nitrogênio e hélio. Podem ser aplicados em uma ampla faixa de temperatura e permitem atrito muito baixo entre as peças, devido à baixa viscosidade, mas tem capacidade de carga. São extremamente finos, por isso, recomendados para peças com acabamentos precisos.

  • Lubrificantes sólidos

Os sólidos são lubrificantes aplicados em condições extremas. São compostos pela adição de elementos aglomerantes, que culminam em um filme mais espesso e resistente. Possuem durabilidade e são recomendados para serem utilizados entre superfícies que funcionam em atrito.

Também é possível classificar os óleos lubrificantes industriais em mineral originário do refinamento do petróleo bruto ; sintético originário da modificação química do petróleo e semissintético mistura de lubrificantes 100% sintéticos com lubrificantes minerais.

Técnica da lubrificação industrial

Para garantir a eficiência do maquinário e evitar altos custos gerados por falhas na manutenção, a lubrificação industrial deve ser feita por profissionais capacitados. A aplicação também deve obedecer às normas relacionadas ao setor.

A falta de atenção nesse quesito pode ocasionar prejuízos pela troca prematura de componentes, manutenção não planejada e perda de produtividade. Portanto, a lubrificação deve ser realizada em rolamentos, mancais, correntes e engrenagens. Ela pode ser aplicada por meio de salpicos ou circulação forçada.

É necessário ter conhecimento sobre lubrificantes industriais para evitar erros como lubrificação excessiva, uso de produto não indicado, mistura inapropriada de substâncias, uso errado das ferramentas para lubrificação, falta de cuidados no armazenamento e até contaminação. É preciso que o profissional responsável monitore características do lubrificante industrial, entre elas:

  • índice de contaminação por partículas;
  • índice de viscosidade;
  • pontos de combustão e fulgor;
  • densidade.

Lubrificação industrial é com a Encopel Rolamentos

Na Encopel, você encontra soluções para todos os segmentos, incluindo o de lubrificação industrial. Contamos com planos de lubrificação industrial estratégia fundamental para manter a manutenção dos equipamentos da sua empresa em dia.

No plano, constam informações como datas em que as máquinas foram lubrificadas, tipos de lubrificantes utilizados, assim como o motivo e as peças que receberam a aplicação. Com isso, é possível ter o controle da periodicidade e da eficácia do serviço. Saiba mais sobre a consultoria da Encopel e continue navegando pelo blog para conferir outros assuntos!

Compartilhe!

Fique por dentro das novidades